Quem nunca acordou de manhã, começou a se arrumar para ir trabalhar e pensou "um dia eu ainda vou ser o meu próprio chefe"? Pode ser que nem todo mundo sonha em abrir o seu próprio negócio, mas tenho certeza que você ja se pegou pesando em como seria se você fosse o responsável pelo seu horário, salário, metas etc.
Todo mundo já deve ter te falado que empreender não é fácil, e eu não vim aqui desmentir esse fato. Mas NADA é impossível e, se você está se perguntando quais os primeiros passos para abrir o seu tão sonhado business, esse post é pra você!
Segue alguns tópicos que podem te ajudar a tirar a sua ideia do papel:
1. Encontre o seu projeto
Se você ainda não tem o seu serviço/produto definido, isso não é o fim do mundo. Para aqueles que possuem um leque de opções maiores, minha dica é: pesquise o que as pessoas sentem necessidade no momento. Vá ao Google e digita a primeira palavra, ou um substantivo, de algo que tenha a ver com sua ideia etc e veja se há procura para isso. Invista tempo pesquisando nas redes sociais o que seus amigos estão postando, consumindo, divulgando de forma mais intensa e, PRINCIPALMENTE, qual a necessidade que esse produto estaria suprimindo - o que nos leva ao próximo tópico...
2. Encontre o seu nicho e problema
Para quem você quer vender? E, quando pergunto isso, você tem que ter em mente as necessidades e dores do seu cliente. "Mas, Ingrid, do que você está falando?" Vou te explicar:
Quando abrimos um negócio, temos que ter um produto para vender, certo? Esse produto precisa ajudar o consumidor de alguma forma, seja intelectual, ou na saúde, ou na vida profissional... Esse produto precisa resolver o problema do seu cliente. Aqui vai um exemplo:
Você é um profissional de culinária, especializada em doces. Você quer abrir a sua loja virtual, onde as pessoas podem fazer suas encomendas por lá. O seu cliente seria: alguém que ama doce, ou que precisa encomendar um bolo para seu aniversário, ou quer comprar ovos de páscoas caseiros para seu filho > esse é o problema, esse cliente precisa de alguém que o ajude, nesse caso, você.
Como você pode ajudá-lo? Postando nas suas redes sociais fotos dos seus bolos e doces decorados para aniversários, idéias de doces simples para fazer em casa, como ser criativa na Páscoa etc.
Entendeu? Quando você encontra quem seria o seu cliente ideal, automaticamente, você identifica qual a necessidade dele > e como o seu produto pode saciar a necessidade dele.
3. Comunique de forma assertiva
O seu produto, no caso os doces, pode ser a coisa mais gostosa da vida toda mas, se você não sabe como comunicar isso, ninguém vai saber e, muito menos, consumir de você.
Nesse tópico a minha dica é: tenha atenção e cuidado com as suas redes sociais! Mesmo que o seu negócio seja físico (uma loja, um hostel, um salão), grande parte das pessoas hoje em dia está conectada de forma online. Para isso, tire fotos dos seus produtos e organize o seu feed de maneira objetiva, mostrando os detalhes e a qualidade do que você produz. Vídeos são uma EXCELENTE maneira de você chamar a atenção das pessoas de forma sútil e com grandes chances de converter esse seguidor em um cliente.
4. Desenvolva a sua identidade
Como qualquer outra empresa, a sua precisa ter um Logo, uma paleta de cor, uma identidade que ajude seus clientes a identificarem rapidamente quando outra pessoa, ou eles mesmos, estão consumindo aos seus produtos/serviços. "Ingrid, o que você quer dizer com isso?" O que eu quero dizer é que, manter um padrão de cores e fonte de letras, desenvolver sua própria forma de criar conteúdo e postá-lo... tudo isso ajuda que você seja conhecido pelo que vende. Quanto maior for a sua identidade visual, mais autoridade as pessoas vão dar para você. Isso significa, além de muitas coisas, que você terá um Marketing orgânico funcionando pra você, sem a necessidade de você gastar nenhum pouco de energia ou dinheiro: as pessoas vão identificar você e seu produto, acessar à memória ('ah, eu já vi essa empresa' ou 'ah, fulano já me. mostrou essa marca') e confiar e comprar.
5. Invista em provas sociais
E, com isso, também quero ressaltar a importância da QUALIDADE no seu serviço.
As provas sociais nada mais são do que depoimentos de clientes sobre você. Quanto mais pessoas estiverem curtindo e comentando e, principalmente, relatando uma experiência positiva que eles tiveram com você, maior será sua credibilidade com nossos consumidores que venham cair no seu perfil de paraquedas. Assim, sempre cuide muito bem de todos os seus seguidores e consumidores - responda às perguntas deles rapidamente e de forma educada; entregue o que você prometeu na propaganda; garanta que eles estejam satisfeitos com o que receberam (atenção no pós-venda) e encoraje-os a compartilhar a experiência deles com vocês (dando desconto, por exemplo).
E aí, você já tinha parado para pensar nessas 5 dicas que acabei de passar para você?
Já tem alguma noção do que você quer vender, se sua loja será somente online, quem é o seu cliente ideal?
Espero que esse texto tenha te ajuda, e comente aqui embaixo qualquer outra dúvida que você tiver ⤵
xoxo