Eu, como todo brasileiro, nunca tive contato com castelos, ruas históricas e museus repletos das artes que estudamos na escola.
Quando fui pra Europa pela primeira vez senti uma parte do meu coração pulsar mais rápido: como uma amante de história e arte que sou me senti derreter ao ver ao vivo e em cores tanta coisa encantadora junta!
Mas, o que me deixou chocada até hoje foi a minha primeira cidade medieval.
M E D I E V A L!!!
Cara, pensar que aquelas paredes têm milhares de anos é algo incrível. Sentir na pele a sensação de tantos anos de história e vida tem aquele lugar. Eu já começava a imaginar os cavalos andando por ali com seus cavaleiros, as tabernas que serviam comida, aquelas roupas que hoje eu estudo e acho lindas...
pois bem, Carcassone tem sua própria uma mini cidade medieval francesa e seu território já era habitado desde o período Neolítico!!!!! Claro que essa cidadela é patrimônio da Unesco né?! O seu tamanho considerável e sua conservação fazem dela um lugar único em toda a Europa: tem o castelo, as ruelas em pedra, a igreja, o forte e varias lojas e casas que, além de alguns habitantes também abrigam restaurantes típicos e deliciosos! Essa cidadela - por que tem a cidade que eh maior e mais desenvolvida em volta - fica no alto de uma subida e é cercada por imensos muros e, sim, TEM AQUELA PORTA GIGANTE DE MADEIRA QUE ABRE QUANDO DESCE AS CORRENTES! Muito medieval mesmo! Rs
Eu passeei por toda a cidade, caminhando e sentindo aquela história antiga de verdade né?! Rs almocei em um restaurante em estilo taverna delicioso, que serve pratos clássicos francês, vinho e o preço é bem razoável. São pequenos, temáticos, como interior em madeira e pedra.
O castelo é super grande e conservado. Bem na entrada você consegue alugar fones que traduzem a história de cada ambiente e conta mais detalhes dos que estão expostos nos murais.
De uma das torres é possível ver toda a ‘cidade-grande’ abaixo e do lado de fora dos muros, além de muito verde e uma paisagem que emociona.
Eu achei a visita suuuuuper válida e voltaria mil vezes se fosse possível! Claro que sou suspeita pra falar porque eu AMO história e estudar antigas civilizações, mas aposto que qualquer pessoa se sentiria emocionada quando se desse conta da antiguidade que é lá.
Fiquei hospedada em um Airbnb na cidade de baixo, fora da cidadela e, como quase toda a Europa, consegui conhecer muitos lugares caminhando. Entre a cidadela e a cidade tem um rio, que deve ser mais lindo quando não é inverno rs
Um passeio super válido e que rende lindas fotos!
E, pra quem ama história como eu, é um must-go incrível!
Toda viagem depende muito do próprio viajante pra ser classificada como cara ou barata. um mesmo roteiro por ser super barato ou extremamente caro de acordo com a disponibilidade e os gosto de cada um. Como minhas viagens são sempre econômicas aqui vai uma ideia de valores, baseador em MIM:
- Os pratos lá na cidade não variam muito de valor e um casal come e bebe por mais ou menos 30 euros
- Já a hospedagem, pelo AirBnb, varia numa faixa de 50 euros a noite. Nós alugamos um apartamento inteiro, pequeno e simple e pagamos, há um pouco mais de um ano, cerca de 40 euros a noite
- Carcassone pode ser vista da estrada e fica ao sul da França, próxima a Toulouse
- Pelo Blá Blá Car (já falei dele aqui) a viagem de carona fica uma média de 20 euros - ou menos, são várias opções no app e você escolhe a que melhor te parecer.
Viajar é bom demais e cada lugarzinho no mundo é repleto de história e magia, prontinhas pra você conhecer e aproveitar <3