Atualmente o mundo gira em torno do Instagram. Não mais pelas blogueiras (que deixaram seus sites para postarem #ootd na rede social) mas também celebridades, influencers e muitas, mas muitas, empresas. Porém, ao contrário do que se imagina, dominar o Instagram, ou até mesmo o Facebook, para converter todos os seus likes em $ não é tão fácil e precisa de muito estudo, pesquisa e PRÁTICA.
Eu fiz um curso de iniciação e quero falar um pouco sobre ele. Imagino que já esteja jum pouco desatualizada visto que foi realizado em 2016 e, na verdade, nunca tive como praticá-lo a fundo fundo.
O curso de Community Manager oferecido pela MASD (escola contemporânea com ensino horizontal) foi de 20 horas e realizado no laboratório, para que praticássemos ao momento tudo o que era explicado pelo professor. Para os alunos que não tinham uma empresa para treinar os ensinamentos, no foi orientado criar uma página online à nossa eleição para que todos estivessem no mesmo nível de prática e compreensão da matéria.
Cada dia de aula (4 aulas) era sobre uma rede social específica o que foi ótimo pra mim: nunca fui uma pessoa tecnológica, aquela adolescente que tinha vimeo, tumblr, youtube etc. Sempre tive o básico para me interagir com meu meio social, então pude aprofundar e descobrir funcionalidades desses aplicativos que eu nem imaginava.
Vou passar algumas das dicas que pude absorver mais:
Página comercial
- Em configurações você pode escolher o que as pessoas vão ver | opinar | comentar;
facebook.com/pages
- há restrições de países e idade; se você escrever o post em diferentes idiomas o próprio Facebook se encarga de mostrar o idioma correto para determinado público;
- foto de capa 3:15 (o canva.com é uma boa ferramenta para enquadrar o tamanho de foto de acordo com a rede social);
- post de seis linhas ao máximo.
campanhas: objetivo da publicação (o que, quem, como, onde, orçamento) | segmentação (mostrar o anúncio para as pessoas certas: sexo, idade, lugar específico, comportamento,conexões) - carrossel é a opção de anúncio dinâmico (600 pixels)
facebook.com/ads
+ 20% de texto na publicação.
Quando o orçamento para a publicação for reduzido a dica é preocupar com o impacto e não com o tempo de exposição da mesma.
-> Outra dica para seu anúncio: imagens apenas com direitos de reutilização (Google - ferramentas de busca - direitos de uso - reutilização)
Facebook Remarketing: aumenta a porcentagem de conversão; mostra o conteúdo diretamente ao público-alvo; realiza promoções especializadas.
- slideshare.com é uma ferramenta para gerar conteúdo de apresentação e depois publicar no LinkedIn;
- completar o Summary em quatro parágrafos. Utilizar palavras conectadas para que encontrem com maior facilidade seu perfil;
- quando for editar seu perfil desatualize as notificações, para que seus contatos não acompanhem cada mudança;
- "view profile as" mudar seu perfil para outro idioma.
SEMPRE SALVAR EM PDF
- colocar as hashtags nos comentários para que, quando o post seja vinculado ao Facebook, as mesmas não logrem;
- schedugram.am ferramenta para progamar posts desde o computador. É paga; Latergramme later.com; Only Pult onlypult.com; Unum app unum.la;
PLANO DE MÍDIA SOCIAL
1. Diagnóstico FODA
fatores internos - fortalezas e oportunidades
fatores externos - debilidades e ameaças
- Monitorar a reputação social fazendo uma lista de todas as áreas da empresa para compreender a situação atual.
2. Medir e definir objetivos
promoções, conseguir novos clientes, fidelizar, estabelecer um canal de atenção ao cliente... marcar um caminho a seguir até o objetivo final - aproximadamente seis meses.
3. Definir o público
4. Definir as plataformas nas quais é necessário atuar.
"Onde está meu público?"
- Google+ para tutoriais em vídeo | palavras chave
5. Ações
Trabalhar as ações específicas que vão realizar nas redes sociais selecionadas e organize temporariamente no calendário.
6. Implementação
Colocar em prática tudo o que foi realizado em estudo. Definir protocolos e processos de trabalho e equipe.
Ter em claro os objetivos, ações e público-alvo.
7. Mediação
Definir ferramentas para alcançar os resultados.
- ferramentas pagas
Atenção à desviação dos objetivos para detectá-los e corregi-los a tempo de propor soluções satisfatórias.
Revisar as estatísticas MENSALMENTE.
____________________________________________________________________
Esse é um resumo de tudo o que foi estudado em sala de aula. Seguindo os passos com um objetivo e uma empresa real fica mais fácil para compreender todo o processo e administrar melhor sua administração.
A MASD (Modern American School of Design), infelizmente, não existe mais. Era uma escola muito interessante, idealizada por dois argentinos e uma norte americana , que tinham muita paixão pela MODA e queriam implementar na capital portenha um novo jeito de estudar e praticar tudo o que envolve o universo fashion.
Eu ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei estudar lá!!! Os cursos tinham preços bem razoáveis, a equipe era muito preparada e o espaço era lindo! As opções de cursos eram MUITAS, a maioria de seis semanas (aulas semanais).
Eu fiz outros dois cursos lá: Coolhunter e Assessoria de Imagem
Todos com certificado e super válidos no quesito conhecimento.
E essa é o vídeo que apresenta melhor a escola <3