No post anterior eu abordei o tema da depressão e me abri de forma sincera sobre alguns dos conflitos que vivemos quando estamos sob esse sentimento. Porém algo que me alertou bastante foi que, embora todos nós saibamos que depressão e ansiedade são doenças bastante comuns na nossa sociedade - e que afeta a maior parte dos indivíduos - ainda assim, me surpreendi ao ver o número de pessoas que respondeu minha enquete no Instagram, perguntando quem tinha depressão ou não.
O número de pessoas que respondeu SIM foi bem maior do que eu estava esperando e isso me fez refletir muito sobre o assunto. Se, a maior parte dos meus amigos e colegas sofre disso, por que eu ainda sinto que é um TABU falar sobre o tema e sobre como eu me sinto?
Ou, mais ainda, por que eu ainda sinto que, embora eu persista e queira falar sobre isso, muitas pessoas ainda me criticam e me acham 'fraca' por falar que eu tenho depressão?
A verdade é que essa doença não é algo que escolhemos ter ou não ter. Acredite, ninguém quer ficar mergulhado no travesseiro por horas e horas só porque não tem forças o suficiente para levantar da cama. Ninguém procura por esse estilo de vida, ou se força a viver em um porque é cool ou sei lá o que as outras pessoas pensam sobre isso...
O meu post de hoje é curto, mas espero que gere uma reflexão na sua vida, hoje: seja você depressivo ou não, seja você a pessoa que sofre com a doença ou a pessoa que vê os outros sofrerem com a doença... o que você realmente sente? O que você imagina ser estar nessa situação diariamente? E, principalmente, você teria força para buscar por ajuda? Quem você pediria por socorro?
Eu acredito na importância de falar abertamente sobre o assunto, e como é primordial não termos vergonha de nos expressar e demonstrar como realmente estamos nos sentindo. Você quer falar mais sobre o assunto? Desabafar, contar como é a sua experiência ou como você lida com isso? Me envie uma mensagem pelo chat e vamos nos apoiar!
<3