
Para aqueles que me acompanham por aqui e, principalmente, pelo Instagram, já deve ter percebido que Steven e eu nos hospedamos em Airbnb na maioria das vezes em que viajamos. Isso porque, a sensação de ´estar em casa´ e nos ajuda a manter um pouco de rotina, já que estamos sempre com o pé na estrada.
Um dos melhores benefícios de alugar uma casa ao invés de um quarto de hotel vai além de ter mais espaço: você pode cozinhar suas refeições, ter sempre um cafézinho pronto, e fazer lavanderia - por exemplo.
Com inúmeras viagens e diversas propriedades visitadas, temos encontrado acomodações muito incríveis. E, com o tempo, definitivamente criamos um padrão de pesquisa, que pode te ajudar muito na hora de encontrar sua próxima estadia. Vou listar as mais importantes a seguir:
Confie nas avaliações

Quando vamos viajar, a primeira coisa que pensamos são os lugares em que queremos visitar e restaurantes onde vamos comer. Mas, mesmo que inconscientemente, ou menos prioridade do que esses dois, também temos a nossa estadia em mente. Ninguém quer dormir em uma cama desconfortável, ou tomar banho em um banheiro cheio de mofo, certo?
As avaliações são as suas melhores amigas na hora de eleger o seu Airbnb - e hotel também. Através delas, você vai entender o que está de errado e o que é valido na propriedade, e se isso é um fator decisivo para você ou não.
Por exemplo, algumas avaliações negativas podem ser por questões pessoais, como: ´o proprietário não respondeu minha última mensagem sobre indicação de restaurantes´ ou algo supérfluo nesse sentido.
Outras vezes, as avaliações são determinantes, como: ´fotos não demonstram a realidade, o ambiente estava sujo quando chegamos e a cozinha cheirava a fritura´. Percebe a diferença?
As fotos nem sempre são reais
Reforçando ainda mais o tópico 1, você precisa ter consciência de que as imagens na descrição da propriedade nem sempre condizem com a realidade. Muitas vezes, os proprietários editam as fotos para terem um apelo visual melhor, e isso acaba enganando o consumidor que se vê desiludido na hora do check-in.
Para evitar esse tipo de situação, tenha em mente duas coisas:
reviews, principalmente as de 1-3 estrelas, para entender o que está ruim na locação;
Reflita sobre o valor desta propriedade em comparação com outras similares em tamanho e amenidades, para saber se ela não está muito a baixo do valor médio - e o porquê disso.
A descrição é muito importante

É através dela que você vai saber a quantidade de quartos, camas, banheiros disponíveis na casa. Além disso, os donos vão explicar como é a vizinhança, se você tem acesso a cozinha, se a cozinha é equipada ou não, etc.
Muitas vezes, na pressa, acabamos passando o olho rápido na tela e não paramos para ler com calma essas informações. Mas, saber o que esta disponível ou não na sua hospedagem faz toda a diferença na sua estadia - e na hora de fazer as malas também.
Se você estiver dividindo o espaço, por exemplo, é sempre bom ter em mente a situação dos banheiros (se é compartilhado ou não), e se está liberado cozinhar, fumar etc.
Nessa foto você pode ver que o Vesper é Superhost, o que significa que ele é verificado pelo Airbnb e tem muitas boas avaliações. Além disso, essa propriedade possui Self Check In, que é muito bom pra você ter a liberdade de chegar um pouco depois do horário combinado, por exemplo.
Certifique-se de marcar o tipo de propriedade correto durante a pesquisa
No site do Airbnb, você pode escolher qual o tipo de estadia você está procurando. Como opções, estão listadas: quarto de hotel, quarto privado ou propriedade inteira. Mas, o que isso significa?
Quarto de hotel: alguns hotéis utilizam da plataforma para anunciar seus quartos, para expandir o alcance do anúncio. Ou seja, você pode encontra hotéis no Airbnb sim. Tenha atenção se a tarifa listada é melhor ou não do que se você reservar diretamente no site do hotel - e se o café da manha está incluído ou não.
Quarto compartilhado: algumas pessoas alugam um quarto na residência deles (eu já fiz isso quando morava em um apto de 2 quartos em BH). Geralmente são pessoas que moram sozinhas, ou casais sem filhos, que têm esse espaço extra dentro da casa e querem fazer uma grana a mais no final do mês. Essa opção é válida se você está em uma viagem de negócios, por exemplo, e não pretende passar muito tempo por lá. Olhe na descrição se eles liberam seu acesso à partes comuns da casa, como cozinha, e se você tem o banheiro privado ou não.
Propriedade inteira: essa é a nossa opção em 99% das vezes que alugamos. Isso porque, engana-se quem pensa que Airbnb é mais barato do que um quarto de hotel. Isso depende muito das opções e, por essa razão, se vamos ficar em um lugar que tem o mesmo (ou maior) valor que um hotel, a gente também quer ter mais privacidade e espaço. Ao alugar o espaço inteiro, você tem acesso a toda a propriedade, pode fazer compras e cozinhar, lavar roupa, assistir TV na sala de pijama, etc... Se você vai passar mais tempo nesse destino, eu recomendo muito que você pegue um lugar todo para você(s).
A localização no mapa não é precisa

Como muitos de vocês devem saber, o Airbnb esconde endereços e números de telefone na descrição e nas conversas dentro do site. Isso acontece por motivos de segurança, para que ambos o proprietário e o inquilino mantenham a negociação dentro da plataforma e, em caso de algum incidente, tudo possa ser provado e o seguro deles possa cobrir quem quer que seja que saiu lesado na situação.
Eu, particularmente, recomendo que você siga essa orientação. Mesmo tendo que pagar taxas extras na hora da reserva (taxa de limpeza, impostos, taxa do Airbnb...) é a melhor forma de garantir a sua segurança - e a do dono também. Afinal de contas, estamos alugando casas de pessoas desconhecidas, né? Nunca se sabe...
Assim, na hora de fazer a pesquisa, tenha ideia da região que você gostaria de se hospedar - sabendo que a localização que você está vendo antes de completar a reserva não condiz com a rua exata em que a propriedade está localizada.
Logo após que você concluir a reserva, você vai receber o email de confirmação e, então, o endereço exato vai ficar disponível pra você.
Dicas Extras:
Não tenha medo de mandar mensagens para o proprietário com qualquer dúvida que você tiver sobre a propriedade ou localização (se fica perto de tal coisa, se você pode ter desconto na taxa de limpeza, etc)
Faça listas com as suas escolhas favoritas, e compartilhe com as pessoas que você vai viajar pra todo mundo entrar em comum acordo
Opte por lugares que tenha shampoo, condicionador, sabonete etc, pra você não precisar levar na mala!
Lembre-se de deixar uma avaliação no final da sua estadia: isso é muito importante para o próximo hóspede e, se positiva, para o dono do lugar também.
Essas são as principais coisas que eu tenho em mente quando estou procurando a estadia perfeita para a minha próxima viagem. Outra plataforma que eu recomendo também é a VRBO, que é menos famosa mas tem outras opções de propriedade para comparar - e funciona da mesma forma que o Airbnb.
Agora me conta, você também gosta do Airbnb/VRBO ou prefere ficar em hotel? Você tem alguma dica especial na hora de reservar um lugar para se hospedar? Compartilha com a gente!