Em Janeiro desse ano, viajei para a Costa Rica com alguns amigos. Durante nossas pesquisas sobre onde ficar, quais áreas eram melhores para praia, e como iríamos nos locomover, chegamos à conclusão de que a região de Uvita, no Sudoeste do país, parecia o local ideal.

Estávamos em busca de tranquilidade, descanso, e boa gastronomia. Além disso, iríamos ficar apenas uma semana por lá, então não queríamos fazer muitas atividades.
Logo após decidir aonde queríamos nos hospedar, encontramos um Airbnb super aconchegante, com piscina, e que parecia estar em uma área super tranquila. E então a primeira diferença entre a Colômbia apareceu: o Airbnb não tinha rua. Não tinha o nome de uma rua, ou um número. Não posso dizer sobre outras partes do país, mas Uvita de fato era um povoado bem tranquilo e pouco desenvolvido. Você não vai encontrar nenhum prédio mais alto do que dois andares, e nada muito moderno. As casas são amplas, sendo a maioria muito simples, com aquele ar de cidade do interior.
Para chegar à nossa hospedagem, alugamos um carro pelo TURO (você encontra mais dicas da Costa Rica aqui), e colocamos no Waze a descrição que a dona da propriedade nos informou: uma praça local, que ficava há 3 quarteirões do Airbnb. Dali ela explicou que, antes de chegar na praça, deveríamos virar a penúltima rua à direita, e a casa estaria no final. Muito louco isso, né? Fiquei encantada imaginando as pessoas que moram por ali, e como que o correio funciona!

Além disso, outra diferença grande entre meus últimos dois destinos de viagem, é justamente o desenvolvimento local. Enquanto a Colômbia é um país com grande força na exportação de café, possui diversas ´cidades grandes´, inúmeras universidade importantes, e várias StartUps em tecnologia, a Costa Rica fica um pouco mais abraçada ao ecológico: um dos países com maior consciência ambiental no mundo, preservando de forma inspiradora a sua fauna e flora.
Por todo lado que dirigimos, principalmente desde a capital San José, de onde pousamos, até às praias locais, pudemos admirar a beleza natural desse país incrivelmente verde. As rodovias estão em boas condições, mas fora delas a maioria das estradas e ruas são de terra. O melhor veículo para fazer turismo por lá seria qualquer opção 4x4, já que as melhores praias e cachoeiras ficam escondidas depois de vários quilômetros em passagens com pouca infraestrutura.
E, para concluir, eu recomendaria cada país para um tipo de turismo diferente. Na Costa Rica tivemos o prazer de fazer um passeio de barco para mergulho, onde vimos inúmeras espécies de vida marinha, e outro para o mangue, onde pudemos testemunhar a vida selvagem e vimos espécies como macacos, jacarés, cobras e iguanas.
Já na Colômbia, você possui inúmeras opções de turismo, seja mais em cidade grande visitando a capital Bogotá ou a cidade de Medellín, praias como nas ilhas do Rosário e San Andrés, e parques naturais incrivelmente lindos, como o Tayrona. Aqui você encontra minhas principais dicas sobre Cartagena: meu lugar preferido na Colômbia!
Você já teve a oportunidade de viajar para algum desses dois países? Se sim, qual o seu preferido? Me conta nos comentários!