Quem me conhece sabe o quão louca apaixonada eu sou por Buenos Aires. Essa cidade aqui do ladinho e com ares europeus ganhou meu coração há três anos, quando fiz um intercâmbio pela minha universidade. Depois disso eu voltei, por conta própria, pra estudar - ou estudei só pra poder voltar rs
Pesquisei bastante opções de cursos, escolas, o que fazer, a visibilidade que isso teria... mas no fundo eu só queria uma razão pra estar nessa cidade incrível de novo.
Minha pesquisa, depois de muito rodar, chegou aqui: EBA - Espacio Buenos Aires. Eita que agora vem coisa boa:
Essa escola direcionada para Moda e Comunicação com mais de 25 anos de experiência na capital argentina, sempre se inovando e aprimorando. Escolhi estudar Produção de Moda, que durava uma média de 8 meses ininterruptos e que é composto por mais dois cursos de média duração: Produção de Desfiles e Introdução à Moda. Pela carga horária e conteúdo eu ganhei certificado de Graduação, mas preferi interpretar como uma especialização e terminar minha faculdade no Brasil também, até porque sou da opinião de que conteúdo nunca é demais e estudar só tem a acrescentar.
O curso, ministrado pela Karina Aragon (stylist de grandes marcas argentinas dentre outras funções) é bem interessante e, se você se dedicar, alcança resultados incríveis.
Além disso a escola te da muito suporte como fotógrafos, espaço para as fotos, parceria com outros cursos (como as meninas que estudam maquiagem)... e foi com a EBA que trabalhei na Buenos Aires Fashion Week (tema para outro texto)!!! Um sonho maravilhoso!
Durante o curso realizamos uma produção por mês em grupos de 3-4 pessoas e, no final, produções individuais para encerrar. As turmas são pequenas, o que ajuda ao professor te dar mais atenção e desenvolver a matéria: 10-15 alunos.
Os cursos de Produção de Desfiles e Introdução à Moda duram quatro meses cada, e o de Produção de Moda (como eu falei lá em cima, são oito meses). Cada um com aulas uma vez por semana.
Você também pode misturar e fazer dois cursos tipo Graduação ao mesmo tempo, com aulas/cursos para concluir.
As produções, no primeiro semestre, são realizadas em estúdio e, depois, é elegível estúdio ou locação externa (por nossa conta) além das modelos (só aceitam modelos de agências!!!).
Pelo tempo de quase um ano, o curso sai barato e é um excelente investimento por diversos fatores:
- real valorizado em relação ao peso argentino;
- Experiência no exterior;
- Vivência da moda em um país de economia fechada (mínimas lojas internacionais)
- Buenos Aires é uma cidade super cultural (eleita a cidade com maior número de bibliotecas no mundo!) e os argentinos são super cultos e inteligentes;
- A cidade também é linda em estilo europeu, como um museu aberto
- Desenvolver o espanhol que todo brasileiro acha que fala, mas na hora a gente percebe que é bem diferente do que vimos na escola rsrs
Estudar lá foi uma experiência linda e que me ensinou bastante! Eu voltei bem mais preparada pra seguir com meu curso aqui e com uma visão de mundo/moda muito mais ampliada e diversificada.
Para quem não quiser ficar tanto tempo fora, eles têm cursos de férias e intensivos (um mês) ou semestrais (quatro meses, na verdade).
Todos possuem certificados - incluindo o estágio na Buenos Aires Fashion Week (exclusiva para estudantes de Produção de Moda)
O site, e o insta, deles é bem legal e super cool! E as meninas de lá são umas fofas, que respondem super rápido os emails e ajudam a gente com todas as dúvidas (recepcion@espaciobuenosaires.com.ar).
Super indico essa experiência e, quem quiser dicas da escola ou de BA pode me pedir sempre porque não me canso de falar de tudo o que vivi nessa cidade que tem meu coração! Rs
Na galeria vai algumas fotos das minhas produções e de Buenos Aires <3