Na semana passada eu compartilhei como, uma simples conversa entre eu e uma amiga, me abriu os olhos para os vários sonhos que eu consegui realizar ao longo dos anos. E hoje eu escrevo esse texto enquanto estou realizando mais um dos meus mais profundos objetivos de vida: estou no Havaí!
Sim, neste momento estou sentada no sofá do meu AirBnb, com vista para várias palmeiras, céu azul e passarinhos cantando. Do meu lado está meu marido, apoiando seu laptop na mesa de centro, com um boné branco e shorts de academia, trabalhando desde as 5 da manhã (horário local). Nossos trabalhos, remotos, são baseados no horário de NYC, o que significa que precisamos estar prontos para começar o dia às 5:00.
Toda essa ideia do Havaí aconteceu tão rápido, que ainda não acredito que ESTOU AQUI. Vou compartilhar um pouco de como viemos parar aqui, por quanto tempo planejamos ficar, como foi organizar essa viagem, e tudo mais que estou vivendo aqui nesse paraíso!
Então, se você também gosta de ser meio nômade, e ama ler sobre viagens e sonhos, aqui vai alguns dos principais tópicos para essa aventura:
O que estamos fazendo no Havaí?
Há pouco mais de um mês saímos do nosso apartamento, em Newark (NJ), com o intuito de mudar para outro estado. Estávamos cansados do inverno rigoroso (e cinza) do Leste americano e, com meu marido trabalhando de forma remota, nos sentíamos encurralados num apartamento que amávamos, mas que era caro e em uma área da cidade que a gente não gostava.
Tudo aconteceu super rápido: com um espaço de duas semanas, Deus nos permitiu: encontrar uma pessoa para alugar nosso apartamento (nos liberando mais cedo do contrato de locação), eu consegui um novo trabalho (remoto), minha entrevista para o Green Card foi marcada (assunto para outro post), compramos um carro e... estávamos prontos para uma nova vida!
Nosso plano original era fazer uma road trip, com nossa gatinha, até Austin (Texas) e ver como era a vida por lá pelo próximo ano. Mas com a marcação da minha entrevista para o GC precisávamos continuar em NJ por mais um mês... como já estávamos com tudo no nosso antigo apartamento empacotado e pronto para mudar, fomos morar com o pai do Steven enquanto esperávamos pela nossa entrevista e planejávamos um novo plano.
Foi então que o Havaí aconteceu: um dos melhores amigos do meu marido, estava passando uns meses no Havaí. Ele e sua namorada também trabalham de casa e o Havaí pareceu uma ótima ideia para eles mudarem de cenário por um tempo. O Havaí é meu sonho desde que eu sou pequena e, como nunca tivemos uma lua de mel oficial, não precisou muito para o Steven me convencer de que vir pra cá era uma boa ideia.
Quanto tempo vamos ficar por aqui?
Bom, o Havaí é um dos 50 estados que compõem os Estados Unidos, mas isso não significa que ele fica ali na esquina: de New Jersey pra cá são quase 13 horas de voo e 6 horas no fuso horário. Além disso, mesmo para os americanos, o estado Aloha (apelido pra cá) é caro e não dá pra vir todo mês rs
Como não estamos pagando aluguel, decidimos aproveitar o máximo possível essa situação: ambos trabalhando de forma remota, voo mais baratos que o usual, sem aluguel ou filhos ou nada realmente prendendo a gente em um só lugar. Somos amantes de viagens e decidimos embarcar a fundo nessa aventura!
Assim, planejamos ficar por aqui por 5 semanas, e vamos visitar as quatro principais ilhas: chegamos em Maui, em seguida vamos para Kauai, depois Oahu e Kona.
Como foi o planejamento da viagem?
Como mencionei, Steven e eu estávamos basicamente livres para nos mudar. Mesmo com a pandemia, aqui nos Estados Unidos as coisas estão ´sob controle´ e, enquanto mantivermos nossa precaução com o vírus (máscaras, álcool em gel, evitar lugares cheios), nos sentimos tranquilos em voltar ao ´normal´ de forma amena. Por isso o Havaí caiu como uma luva: um lugar remoto, com natureza e muito ar livre, sem muitas aglomerações.
Planejamos a viagem em algumas semanas. Começamos pelas passagens: sabendo a quantidade de semanas que conseguiríamos ficar seria mais fácil planejar o roteiro e as despesas. Depois começamos a olhar por hospedagem - como eu disse, temos amigos que também estão visitando esse paraíso então, pela metade da nossa trip, vamos dividir as estadias. Uma vez que o roteiro estava decidido, e as acomodações divididas, olhamos por aluguel de carros e voos entre uma ilha e outra.
Com a pandemia, tivemos que seguir um protocolo para entrar no estado, que vou explicar melhor no próximo tópico.
Como é viajar para o Havaí no meio da pandemia?
Uma vez que compramos nossas passagens, começamos a nos preparar para a viagem. O Havaí, por ser um arquipélago no meio no oceano Pacífico, possui maior controle sobre a propagação do COVID. E, para manter a segurança de todos, os visitantes precisam seguir os seguintes passos:
Fazer o teste para COVID com, no máximo, 72 horas antes de POUSAR em qualquer uma das ilhas - mas não é qualquer tipo de teste não: no site do governo, tem uma lista com os lugares ao redor do mundo, que possuem parceria com o Havaí e possuem um tipo específico de teste que é o único aceito por aqui.
Fazer o download do app AlohaSafe Alert: esse app reconhece se você entrou em contato com alguma pessoa positiva para o vírus. Você precisa ter ele ativo antes de pousar aqui, ou seja, você pode ligar o sensor quando estiver no aeroporto já, para diminuir o risco de você, acidentalmente, ser exposto e ter problemas com a viagem.
No site Safe Travels é onde você vai encontrar mais detalhes do procedimento pré-viagem, além de fazer o upload do seu teste negativo, responder um questionários 24 horas antes da viagem, e seguir outras instruções (que podem mudar de acordo com o aumento de casos ou não);
Além disso, uso de máscaras em todo local público e todas as outras normas mundiais de saúde.
Semana que vem compartilho mais da nossa preparação para essa viagem, e como estamos nos organizando com o trabalho e o fuso horário!
Hoje ainda é meu primeiro dia por aqui e, ao longo da minha estadia, vou compartilhando minha experiências e os principais pontos sobre esse paraíso!
Se você gosta desse tipo de conteúdo, comenta aqui em baixo para eu trazer mais tópicos como esse!
Mahalo!