top of page
  • Ingrid Miranda

Sobre empreender

Recentemente, junto com a minha prima, lancei a minha loja online de Beachwear. Esse era um sonho antigo que há vários anos estudávamos para torná-lo realidade.

E, desde 2018, viemos traçando estratégias e metas que, aos poucos, nos permitiram tirar nossa ideia do papel.



Adesivo interno da caixa de delivery.

Essa é a primeira vez que, tanto eu quanto minha prima, trabalhamos de forma autônoma. Então, é certo mencionar que vários desafios, ainda que previstos, não foram exatamente como imaginávamos que seria. Quando sonhamos em ser a nossa própria chefe e criar a nossa empresa, depois de muito idealizar é preciso cair por Terra e encarar alguns perrengues que nem todo mundo te conta...




Nossa empresa leva nosso nome de família: Miranda: Miranda ao Mar - que se você ler/falar rápido, soa como 'mirando ao mar', nosso sonho diário de ter uma casa da praia. Idealizamos que faríamos os nossos próprios biquinis e produtos, tudo sustentável e com nosso estilo e personalidade. E, esse ainda é o projeto, só um pouco adiado. Hoje fazemos parcerias com marcas brasileiras, que criam peças com excelente qualidade, eco friendly e que, principalmente, são feitas POR e PARA mulheres!


Miranda ao Mar foi um sonho de criança que, há uma semana está online e eu não poderia estar mais feliz e orgulhosa! Criar e empreender não é fácil! Para começar, precisamos de investimento, o que eu claramente não tinha. Minha prima então tomou as rédeas das questões financeiras desde o início e hoje ela é a responsável por toda a área financeira e operacional. Ela cuida da empresa de forma lógica e legal, simplificando. Eu, por outro lado, segui pelo que me motiva: a moda. Sou formada em Design de Moda, com muita experiência em styling e criação de conteúdo - me tornando, assim, responsável por toda o branding e marketing da nossa querida empresa. Mas claro que ambas participam de todas as decisões e compartilhamos todos os insights e ideias para a empresa!



Eu, por exemplo, criei toda a identidade visual, juntamente com as estratégias de marketing, newsletter. Também sou a responsável pelas compras e parcerias com marcas que possuem o mesmo propósito que a gente! Faço a seleção das peças, photoshoot e styling, edição das fotos. Cuido das redes sociais, do site, das compras realizadas e da distribuição dos nossos produtos. Ah, eu também sou a que embala os produtos para serem entregues, e encho de amor e de pequenos detalhes essa experiência que é comprar com a gente.


Eu trabalho o dia inteiro, todos os dias, e me sinto feliz porque é algo que enche os meus olhos. Meu Home Office existe há muito tempo, mas só há uma semana as pessoas que seguem nossa empresa nas redes sociais podem participar um pouquinho mais do meu trabalho. É uma mistura de criatividade com técnica, de motivação com programação e, sendo eu a minha chefe, me sinto num desafio imenso por ser EU a responsável por criar e, também, analisar os resultados - junto com a Bárbara, minha prima-sócia.


Um dos desafios que encontramos, também, foi de mensurar a quantidade de investimento inicial e como administrar os gastos inesperados. Acho que toda a parte relacionada com o financeiro é a mais complicada e burocrática e é preciso ter em conta que, no início, você não vai ver nenhum centavo das suas vendas. É como ter um bebê e, tudo o que é monetizado, vai diretamente de volta para a empresa em função de nutrir e seguir com o movimento - capital de giro.


Mas, na minha opinião, a parte mais complicada em se abrir um negócio ou investir no seu sonho é ver que, muitas das pessoas que você julgava serem suas amigas - mesmo na família, não vão ter apoiar 100% e, essas duras críticas (nem sempre construtivas) são o maior peso que você vai encontrar durante o seu processo de crescimento profissional. Mas não se deixe abalar!!! Você é capaz de coisas incríveis, só precisa acreditar - e TRABALHAR para isso, ok?!



Nossa primeira modelo - uma Miranda também!

Estamos super empolgadas com tudo o que podemos realizar na nossa loja! Criamos a Tropic Tuesday, onde lançamos produtos NOVOS toda semana; criamos descontos e cupons para que você se sinta valorizado como consumidora; imaginamos e idealizamos diferentes layouts, ideias para as redes sociais e mensagens que queremos transmitir. Sabe aquele emprego dos sonhos, naquele escritório dos sonhos? Pois bem, decidimos criar o nosso, ao invés de seguir distribuindo currículos. E, sabe o que? Ainda não chegamos lá mas temos CERTEZA que nosso esforço e dedicação tornará isso nossa realidade muito em breve!



Mal posso esperar para o verão chegar aqui nos Estados Unidos e, mais e mais gente usar nossos produtos, dissipando assim a cultura brasileira e todo o nosso gingado!

Mas, você deve estar se perguntando, 'quais os desafios de empreender no exterior?'. Bom, a minha prima é filha de brasileiros, mas nasceu aqui nos EUA. E, junto a isso, meu esposo também é americano, o que definitivamente me ajudou muito a conhecer o mercado daqui e suas necessidades, formas de abordagem etc.

É um aprendizado constante, que estou encarando da melhor maneira possível, afinal ninguém disse que seria fácil, não é mesmo?


Agora, corre e visita. nosso site e nosso instagram e ME CONTA: o que você achou de tudo isso?? <3

bottom of page