A maioria das pessoas que eu conheço têm uma vontade muito grande de se tornarem autônomos - ou, ao menos, de terem a possibilidade de trabalhar em horários mais flexíveis, e de casa. Home Office é o desejo central, mas engana-se quem acha que trabalhar fora do escritório é algo mais descontraído ou fácil.
Para trabalhar de casa é preciso criar uma rotina ainda mais organizada e focada nos resultados. Quando não temos aquele horário no despertador, a rotina de se locomover até o trabalho e toda a atmosfera com outros profissionais em volta de você, chega a ser desafiador criar uma rotina com alto desempenho. Para isso, você precisa encarar um planejamento e algumas dicas de organização.
A minha rotina começa com: um horário certo para acordar todos os dias. Ainda que eu não tenha o cronograma de um escritório, a rotina de sair da cama com a sensação de 'dever' é importante para seu cérebro se acostumar com a rotina de trabalho. Por isso, coloco meu despertador para todas as manhãs no mesmo horário - e a vantagem é que não precisa ser tão cedo como 6am. Depois de sair da cama e me arrumar (SIM), pego minha xícara de café e sigo para minha mesa de trabalho.
No meu prédio eu tenho um lounge para os moradores, onde eu posso me sentir em um escritório ~ mesmo estando há alguns metros do meu apartamento. Mas, antes de me mudar pra cá, eu tinha meu espaço de trabalho, na mesa de jantar, onde eu conseguia me organizar de forma profissional e iniciar meus compromissos. Essa ideia de ter um espaço próprio para seu trabalho é fundamental para criar a disciplina que o home office exige.
Por mais que eu esteja em casa, é preciso ter horário para: comer, para relaxar entre um email e outro, para começar e terminar o expediente. Esse planejamento vai contribuir para que seu desempenho seja o mesmo, ou até melhor, do que quando você estava trabalhando na sua empresa.
Horário para acordar, para iniciar e terminar o serviço, disciplina para não se distrair com a TV, ou com outras pessoas que moram com você... tendo isso sob controle colabora para que você alcance seus objetivos e tenha uma rotina de trabalho mais confortável e menos estressante.
Na minha opinião, trabalhar em casa exige muito mais de mim do que quando eu trabalhava em um escritório. A preguiça e as distrações podem ser um desafio ainda maior quando não temos que bater o cartão. Por isso, todo essa vibe profissional é importante para que o trabalho seja feito no tempo certo. Disciplina é a palavra-chave, mas eu assumo que nossa rotina (depois de nos acostumarmos) se torna muito mais tranquila e eficiente!!