top of page

Low cost: viagem

Eu já viajei bastante, principalmente nos últimos três anos. E sempre sem nenhum centavo sobrando do orçamento, o que me ajudou a aprender como economizar e ser mais assertiva nas escolhas durante a trip: principalmente nas vezes em que eu morei fora.

A verdade é que aprendi na marra como realizar meu sonho, que era viver de cidade em cidade com uma mochila nas costas. E como ‘viagem’ é meu tema preferido pra qualquer conversa vou colocar em palavras muito do que já rolou comigo:

A primeira vez que eu sai de casa foi em 2015. Eu já tinha planejado mil intercâmbios na minha vida, feito milhares de orçamentos (morro de vergonha de ir em qualquer agência de viagem até hoje hahaha) mas sempre acabava não rolando por questões financeiras. Até que um dia eu descobri que minha universidade tinha um programa de intercâmbio com faculdades estrangeiras e isso mudou minha vida!

Intercâmbio sem pagar estudo ✅


Passagem obviamente é sempre um item primordial e a melhor maneira de comprar é por PONTOS. Seja de cartão de crédito ou combustível, eles se acumulam rápido e você pode cadastrar o cartão de algum tio que nunca andaria de avião e economizar muito na hora de voar. Em todas minhas viagens as passagens são compradas por pontos OU pesquisadas com antecedência (de madrugada e sempre apagando os cookies hehe).


Outra coisa que descobri pesquisando e perguntando muito pra todo mundo que já tinha morado fora: NUNCA feche nenhuma hospedagem desde o Brasil. As chances de você economizar são maiores se você estiver já na cidade, além de conhecer ao vivo sua nova casa pelos próximos meses.


Nesse intercâmbio tinha muito europeu na minha universidade portenha. Na Argentina, como em qualquer lugar do mundo, o euro é super valorizado então aqui vai outra dica: SAIBA da sua realidade. Você não precisa deixar de sair ou se divertir, mas sempre com os pés do chão do quanto VOCÊ pode gastar ou não.


Além disso, COZINHAR em casa é super barato e te ensina a sobreviver de verdade longe dos seus pais.


Procure fazer passeios turísticos que sejam gratuitos e só pague por aquele que te interesse muito. De verdade. Que você morreria se não fizesse rs


Utilize SEMPRE o transporte público. Além de ser uma maneira eficaz de entrar na cultura local, é mais econômico e, provavelmente, vai te obrigar a desenvolver seu mapa mental rapidinho rsrs


Minhas viagens são sempre pesquisadas. Gosto de ir nos lugares principais e nunca dispenso uma boa comida. Pra isso eu sempre avalio o que vale mais a pena: sair de balada ou tomar um bom vinho em casa? Comer fora no almoço ou cozinhar com os amigos? Hotel ou hostel?

Evite também usar cartão de crédito. Esse plasticozinho te dá a ilusão de ter mais dinheiro disponível do que você tem e, se não te der problema nessa viagem vai atrasar a próxima trip dos sonhos.


Em Buenos Aires, por exemplo, as baladas eram off pras meninas (uhuul) então rolava de sair muito sem gastar nada. Outra vantagem era o meio de transporte público 24hs (só andava de táxi quando recebia visita de família).


Além disso, se você estiver de carro (ou não) pode ser uma excelente ideia usar o Bla Bla Car: esse aplicativo te permite oferecer ou buscar por caronas, e a viagem sai muito mais em conta. Quando viajei pela França-Itália estávamos de carro e toda a gasolina da viagem foi paga por caronas que ofertávamos... Por exemplo, se você vai de Milão para Nice, mas vai desviar seu caminho pra Florença, você oferece a viagem de Milão-Florença e depois Florença-Nice. No app você consegue visualizar a média de valor que as outras pessoas pessoas estão cobrando pelo mesmo percurso e você pode ter mais de um passageiro, ou ser o +1 e ainda fazer amizades ;) O app é supeeeeeer seguro em outros países mas nunca testei no Brasil rs


Ah, e trabalhar, quando possível, é a melhor coisa da vida!!!

Te ajuda a se adaptar, fazer amizades, desenvolver o idioma - se necessário.

Eu trabalhava em um restaurante mexicano, que não pagava muito mas já era um extra :) fora que a comida era delícia e me ajudou super pra desenvolver meu espanhol.

Se você vai viajar só de passeio pesquise no worldpackers.com - são intercâmbios a partir de uma semana onde você troca a hospedagem (e muitas vezes alimentação + outros benefícios) por trabalho de meio horário, como ficar na recepção do hostel. Eu AMO e acho super válido principalmente pra conhecer outras pessoas e descobrir dicas locais que ninguém conta em casa de turismo hehe


No total são 8 países e variasss cidades em três anos, sem eu ter ideia de como consegui rs economizar nos pequenos gastos (como beber água em casa e nos restaurantes do que comprar água na rua) faz muita diferença também!


Viagem é cultura e conhecimento e vale muito mais a pena a experiência de ESTAR lá do que andar em uma bolha invisível de táxi em táxi!


Fique por dentro de todos os posts

Obrigada por assinar!

bottom of page