top of page

Meu guia para LISBOA

Em 2018 meu pai, mais ou menos de forma repentina, decidiu se mudar para Lisboa e, desde então, esse tem sido um dois meus destinos preferidos.

Lisboa 2021

Conheci a capital portuguesa na primavera européia de 2019, e fiquei impressionada com o quanto que eu realmente gostei dessa cidade. Eu sempre tive vontade de visitar boa parte dos países da Europa,

mas por alguma razão Portugal nunca tinha estado em um lugar importante na minha wish-list.


Acredito que esse seja o charme de Lisboa: você chega sem muita expectativas, talvez até com um pouco de preconceito e, de repente, se sente super conectado com a energia do lugar - e começa a se imaginar morando ali algum dia (ops).


Se você ainda não planejou uma viagem para Lisboa, ou para qualquer outra cidade em Portugal (!), ou se foi só para fazer escala, dá uma conferida nesse mini guia que montei para te fazer apaixonar por essa cidade!




GUIA DEFINITIVO PARA AMAR LISBOA


1. Sapatos confortáveis

Lisboa 2021

Lisboa é linda demais! Com uma arquitetura bem única, você vai se perdendo pelas ruelas durante o


dia, enquanto vai se apaixonando um pouquinho mais a cada passo. Vá para lá com a mentalidade de caminhar pra todo lado: assim você vai conhecer as partes mais especiais!

Comece pelo bairro da Graça, para aproveitar os mirantes, de onde você pode ver boa parte da região, incluindo o rio Tejo e a ponte 25 de Abril.




Dali você vai emendando até Alfama, onde as ruas estreitas e as diversas casas coladas uma nas outras criam um cenário de filmes! Nesse bairro, é quase impossível passear de carro, já que não existem muitas passagens largas o suficiente - mas é parada é obrigatória se você quiser realmente conhecer Lisboa!


Como é tudo pertinho, no mesmo dia você pode ir até a Rua Augusta, onde fica o centro (turístico) da capital portuguesa, com diversas lojas, restaurantes e vendedores de rua. Meu único alerta seria para ter atenção com seus bolsos, porque existem muitos furtos na área - mas fora isso a cidade é bem segura.

Desse mar de turistas, vá em direção ao Rio, que fica há um ou dois quarteirões desde o Arco da Rua Augusta. Aproveite para apreciar a vista e brisa, principalmente se você for no meio do verão europeu (maio-setembro).



2. Se hospede em áreas centrais

Lisboa 2021

Falar de áreas centrais parece até redundância já que a cidade é bem pequena - principalmente se focarmos na parte histórica/turística. Mas, ainda assim, existem algumas áreas que são uma opção mais lógica para se hospedar, considerando a distribuição dos melhores pontos turísticos.


O bairro da Graça é sempre uma das melhores escolhas: perto de tudo o que você pode precisar, e ainda tem parada para o famoso Bondinho 28, que você pode pegar carona nos dias que você estiver cansado para andar, mas ainda quiser explorar as redondezas.


Te indico a pousada Charme da Graça Lisboa: não apenas por ser de propriedade do meu pai, mas porque confio que você terá uma estadia deliciosa, com muito carinho, conforto e comida boa! O preço também é muito justo, e a localização não poderia ser melhor: na praça da Graça, um dos pontos turísticos da capital, com um mirante de tirar o fôlego!


E na porta da pousada você encontra vários restaurantes, distância à pé da Rua Augusta e do bairro de Alfama, além das paradas para o histórico Bondinho 28.

3. Se permita apreciar a gastronomia


Lisboa 2021

De frutos do mar ao pastel de Belém, você precisa experimentar a comida local! Eu cresci quase vegetariana, sem comer muita carne nem muito peixe - muito menos cozinhando eles. Foi há alguns anos que aprendi a ter um paladar mais variado, e a ter coragem de provar diferentes sabores - além da típica comida mineira.



Em Portugal, o bacalhau é muito popular! Em versões como Bacalhau à Bras, ou o próprio Bolinho de Bacalhau, Bacalhau com Natas… dentre outras mil, tenho certeza que você vai gostar (e muito) de pelo menos uma variedade. Só de falar eu já fico com água na boca!!













Outra especialidade local é o tal do Pastel de Belém, mas deixa eu te contar uma história primeiro (que eu só descobri ano passado rs): o nome dessa sobremesa, em todos os lugares que você for, é pastel de nata. O famoso Pastel de Belém é, na verdade, registrado pela fábrica de mesmo nome, que se iniciou com os monges do Mosteiro dos Jerônimos, no século XIX. Dizem que a receita deles é a melhor que existe, e que é guardada em sigilo em um cofre de banco (babado, né?!).

Mas, em caso que você não consiga chegar até Belém, não se preocupe pois você estará muito bem servido em qualquer outra lanchonete que você encontrar pelo caminho.

A minha preferida, até mesmo em comparação à receita original desse quitute tão famoso, é o da Manteigaria - que possui diferentes filiais espalhadas pelos principais pontos de Portugal!

4. O que realmente vale a pena

Minha última dica seria: não perca tempo em passeios que são famosos, mas que não têm nada demais. Se você não tem muito tempo para turistar, o melhor é focar em algo que te deixe apaixonado.

E essas são minhas paradas preferidas por lá:


- Graça, Alfama, Feira da Ladra
Foto Reprodução - AFAR

Essa feira é super tradicional e acontece toda Terça e Sábado, há muitos e muitos anos. Por lá, você encontra de tudo: comida, roupas de segunda mão, acessórios, decoração, e artigos de decoração e antiguidade. A pousada do meu pai fica há poucas quadras da feira, e eu vou todos os dias que ela está aberta! Rs


Como eu mencionei acima, os bairros da Graça e de Alfama ficam um do lado do outro, e esses três pontos podem ser visitados no mesmo dia! São bem tradicionais, e vão te ajudar a ter uma boa ideia do que Lisboa realmente é.


- Chiado e Centro

O bairro do Chiado é uma das áreas mais caras da cidade. Caminhando por lá você vai encontrar muitas lojas de luxo, que não tiveram espaço na famosa Avenida Liberdade, e artistas locais. O Bondinho 28 faz esse trajeto, e você pode aproveitar a vista do passeio para ver melhor a arquitetura de lá.



Caminhando de Chiado, vá até o Bairro Alto, parando em alguns dos diversos bares e restaurantes no caminho, para tomar um vinho do Porto, ou uma cidra.


A cidade toda é muito fácil e boa de caminhar, e de repente você já chegou mais longe do que imaginou! Aproveite para se deslumbrar pela av. Liberdade, que mencionei acima: ela eleita algumas vezes a avenida mais bonita do mundo, ultrapassando a pomposa Champs Elysées, em Paris.


Parada: restaurante Casa Lisboa para almoçar e no bar Maria Caxuxa para drinks.
- Visite Belém

A Torre de Belém é bem menor do que eu tinha imaginado antes de vê-la pela primeira vez. Mas ainda assim vale muito a pena! Dali você está bem perto do Mosteiro dos Jerônimos - e da fábrica do Pastel de Belém O ORIGINAL!

Se prepare para um pouquinho de fila para conseguir comprar algumas unidades do pastel queridinho dos turistas, mas acho que você precisa experimentar - e comparar com os pebléus pastéis de nata.



Extras - Lisboa


- Casa do Alentejo

- LX Factory

Fora de Lisboa - Passeios por 1 dia


- Palácio de Queluz

- Sintra

- Porto


Opinião Final

Além de ter voos diários de várias cidades do Brasil, Lisboa também é a principal porta de entrada para toda a Europa - o que colabora com passagens muito mais em conta.

Acho que podemos dividir a cidade em duas: a parte moderna e a parte histórica. Quem me conhece, sabe que foquei na parte histórica porque é o que eu mais amo quando estou turistando por aí, mas a modernidade portuguesa mantém esse ar europeu que tanto amamos.


Uma viagem de 5 dias é o suficiente para você ter um bom feeling de lá, e pode emendar para Cascais, Porto (amo de paixão) e Sintra!



Qual outra cidade portuguesa você gostaria que eu fizesse um guia?

Me conta nos comentários! <3



Fique por dentro de todos os posts

Obrigada por assinar!

bottom of page