Como eu já falei aqui, em 2016 eu fiz um curso de especialização em Produção de Moda no Espacio Buenos Aires. A proposta do curso era ter bastante prática junto com o conteúdo durante as aulas e, para isso, fazíamos cerca de uma produ por mês, tudo com direção da nossa professora Karina Aragon e também com fotógrafos em parceria com a escola. A modelo sempre tinha que ser de agência e era nossa maior prioridade: ao longo do nosso aprendizado percebemos como fazia diferença uma modelo profissional para a resolução do trabalho.
Os prazos eram, geralmente, de duas semanas entre o tema e as fotos da produção, sendo a semana intermediária a primeira avaliação e edição dos looks, booking de modelos, cenários, cabelos e maquiagem com a professora.
Nosso primeiro tema foi de 'épocas' e cada grupo (de três pessoas) foi sorteado com um período diferente da História. Além disso, para que exigíssemos mais de nós mesmo, a proposta era usar apenas (ou o máximo possível) de materiais inusitados, como papel, plástico etc...
Eu e as meninas pegamos a Belle Epoque que, na minha opinião, é uma das mais lindas para se retratar em editoriais de Moda. Como o tema era 'materiais inusitados' nos reunimos depois da aula para criar algumas coisas em papel, selecionar juntas acessórios que poderíamos utilizar e pensar de maneira coerente com a Kari.
Bookamos uma modelo da agência Civiles, de Buenos Aires. Na própria aula nossa professora e a escola nos orientam sobre as agências da cidade e alguma têm parceria com a EBA, o que significa descontos para os alunos <3 A Nair (Prato) era simplesmente incrível e, na época, uma das modelos mais badaladas da temporada. Com certeza fez toda a diferença para nossa produção ficar linda.
As fotos são organizadas todas para um mesmo dia, então os grupos precisam se organizar em questão de tempo tanto antes quanto durante as fotos. A maquiagem, cabelo e, claro, a produção das peças é por nossa conta e também precisamos deixar a modelos preparada e prontíssima para quando o fotógrafo chamar nossa vez.
Na hora que o flash começa a correr a emoção fala mais alto! rs Eu amo trabalhar com produções e acho lindo quando nosso trabalho de tanta pesquisa começa a tomar forma bem diante dos nossos olhos!
Obs: no nosso primeiro dia de aula somos orientadas a comprar a 'pochete EBA' que é um kit completo de produção. Vem tesoura, agulha, linha, alfinetes, durex, protetor de sapatos (aquelas luvas de sapatos tipo de hospital), fita métrica, fita crepe, pente, toca de cabelo... No dia que eu fui comprar achei um pouco caro, mas eu tenho ela ATÉ HOJE e vejo o quão útil ela é para toda e qualquer produ, entao fica a dica :)
Como pode-se ver, usamos sacolas plástico e papel para fazer o laço atrás da modelo, a gola (presa com um botão) e o body; bastão e cartola (elementos masculinos) eram de plástico e compramos em uma loja de fantasia e enfeitamos com tule branco e preto; e muita pérola em referências, como gravata, pulseira... Prendemos o cabelo para um efeito de messy hair curto, bochechas rosadas e a boca marcada mais no centro, para diminuir o lábio.
Aí vão os créditos do nosso trabalho:
Foto: Flávio Castaneda
Modelo: Nair Prato - Civiles
Beleza: eu Ingrid Russo
Produção e styling: Emily Paff e Ingrid Russo
Direção: Karina Aragon