Em maio de 2019 eu cheguei nos Estados Unidos para passar o verão com a família do meu namorado. Uma coisa levou a outra, decidimos nos estabilizar por aqui e... noivamos, casamos e nos mudamos para nossa casinha. Embora eu esteja em um relacionamento com um americano há anos, e tenha uma relação próxima com a família dele - fora que também tenho família aqui (alô Bárbara, minha prima e sócia rs), minha adaptação aqui não foi fácil e, depois de quase um ano, ainda não sinto que tenho minha cabeça 100% acostumada com todo o entorno de mim.
Decidi compartilhar um pouco da minha experiência pessoal e alguns pontos negativos e positivos sobre morar nos Estados Unidos:
#1 Nem todo mundo vai se preocupar em conhecer você
Sabe aquela coisa que todo brasileiro tem de correr pro novato/estrangeiro já se apresentando, perguntando da vida dele e sendo metade intrometido e metade receptivo? Bom, nem toda cultura é assim. Ou, melhor, nem todas as PESSOAS são assim.
Eu moro em um área bem americana, com uma pequena parcela de imigrantes, e convivo muito com a familia e amigos do meu marido. E, no início, me sentia bastante sozinha e deprimida porque as pessoas aqui tendem a ser, naturalmente, mais reservadas. Com o tempo, fui compreendendo que não era algo pessoal, direcionado à mim, ou que significa que aquela pessoa gostava menos de mim. Percebi que é a maneira como todos se relacionam aqui e, quando você vem de outra cultura, pode até ser um choque, mas para os locais é algo normal que eles nem põe a devida atenção. Então, não espere que ninguém vá te receber de braços abertos e já perguntando de toda sua vida mas, definitivamente, você vai encontrar pessoas bacanas que vão te acolher (do jeito delas).
#2 O país não é primeiro mundo em TODA e QUALQUER cidade
Quem acompanhou a eleição do Trump e ficou chocado que ele tenha ganhado para presidente dos Estados Unidos, talvez tenha um conhecimento pontual do que é ser americano - ou de como são os lugares no país. Pois bem, NYC, Los Angeles, Miami, Las Vegas... são cidades extremamente desenvolvidas, com muitos turistas, imigrantes e diversidade cultural. Esses são os principais lugares que nós, brasileiros, pensamos quando planejamos uma viagem para a América. São cidades que possuem uma mescla de idioma, cultura, política muito grande e, ainda que seja possível encontrar aglomerações patriarcais, elas se diluem melhor em meio a tanta diversidade.
Porém, se você se aventurar para o interior do Texas, Colorado ou, nem tão longe de NYC: Filadelfia... você vai ver que: 1) nem todo americano tem acesso à saúde/educação; 2) nem todo americano tem a oportunidade/VONTADE/curiosidade para viajar para outro país - ou aprender outro idioma; 3) nem todo americano goza de segurança e acesso às marcas e carros modernos... existem MUITO MAIS cidades em que as pessoas são extremamente humildes, patriotas e que, sim, veem o imigrante como quem está roubando o emprego dele + invadindo a terra deles. Esse sonho americano NÃO existe.
#3 O meio de transporte não é o melhor do mundo
Tirando as grandes cidades, como NYC, o meio de transporte público é limitado e você precisa de carro para se locomover para todo e qualquer lugar. Inclusive em Nova Jérsei, que é um estado pequenininho e bem perto de Nova Iorque, é um exemplo maravilhoso de que, se você não tem carro, você não sai de casa.
#4 A ilegalidade aqui é grande, mas não é legal
Quem pensa que vai vir pra cá, morar por um tempo, encontrar um emprego e conseguir um visto de trabalho para viver aqui pra sempre.... está apenas se iludindo e atraindo TRETA real para a própria vida. O visto de trabalho é muito difícil de obter, principalmente se você não tiver um emprego garantido no país, porque é a empresa quem tem que entrar com o pedido e PROVAR que, em todo os país, não tem ninguém que possa fazer o mesmo serviço que você e, por isso, você precisa mudar para os Estados Unidos e começar a trabalhar aqui. Além disso, anualmente, é liberado uma cota de vistos que podem ser disponibilizados; tem data para dar início ao processo e, depois de tudo isso, se você conseguir o visto, você só pode trabalhar nesta empresa, especificamente, por no máximo 3 anos (podendo ser renovado).
Se você ultrapassar os seis meses de estadia no país você até pode sair de volta pro Brasil, mas nunca mais você consegue entrar nos Estados Unidos.
#5 Até hoje eu não sei qual é a gastronomia típica daqui
Sabe aquela coisa 'vamos sair pra jantar em um restaurante colombiano/japonês/italiano?' bom, você não usaria essa mesma sentença para 'comida americana'. Por aqui eles amam comida indiana, italiana, japonesa e chinesa. Se você achar uma churrascaria brasileira, o pessoal pira! Mas, fora essas misturas de comida, você não vai ter um prato típico americano para cozinhar todos os dias como almoço. É hambúrguer, pizza e delivery o tempo todo e, na verdade, as pessoas nutrem uma paixão muito intensa por 'comer fora' e, ir ao restaurante para quase toda refeição - ou aos diners, que ficam abertos o dia todo e servem desde café da manhã, sanduíches, sopas, carnes.... de tudo!
Antes de morar aqui, eu já tinha vindo de passeio umas sete vezes. Já sabia o processo. Já conhecia a cultura. Mas, ainda assim, custou muito para eu me adaptar e me sentir 'em casa'. Seja pela maneira das pessoas de se relacionarem entre si, seja pela dificuldade de encontrar emprego legal, seja por outros motivos pessoais e, principalmente, pela saudade da família e amigos e daquelas idas aos botecos só pra tomar uma breja e falar umas besteiras com o sotaque mineiro bem carregado rs
Mas, aos poucos, a ideia vai se assentando e você começa a mudar seu mindset. A rotina já não parece tão estranha, você compreende a diferença de relações e como é esperado que você também se comporte. O calor brasileiro faz falta, mas acredito que , com o tempo, a gente se equilibra e ajuda os americanos a serem mais calorosos, enquanto a gente controla mais essa energia que temos haha
Espero que esse texto tenha sido positivo na sua compreensão dos Estados Unidos. Minhas experiência aqui está me transformando em vários sentidos e sinto que, realmente, estou amadurecendo mais rápido. Os desafios são grandes, mas nada melhor do que sentirmos que vencemos mais um obstáculo, por conta própria!
Me conta da sua experiência também!! E, se você quiser que eu fale mais sobre esse assunto, pode deixar sua sugestão nos comentários!
Mil beijos <3