Desde o ano passado, meu marido e eu estamos trabalhando de forma remota. Com isso, decidimos aproveitar essa oportunidade para viajar por aí. Nós dois somos apaixonados por viagens e, além de conhecer lugares novos, também temos família e amigos espalhados por vários lugares pelo globo.
Dessa vez, nos organizamos para visitar alguns amigos do nosso intercâmbio em Buenos Aires, lá de 2015 - quando nos conhecemos. Esses amigos moram na Colômbia agora, e apesar de já termos ido pra lá 2 vezes antes disso, decidimos continuar planejando essa viagem.
Nosso plano era ficar 3 semanas por lá, sendo 2 semanas em Cartagena. Eu, particularmente, sou apaixonada por essa cidade e fiquei super empolgada por poder visitá-la de novo. Mas, antes de passar algumas dicas que eu aprendi, quero explicar um pouquinho como é a região:
A Colômbia fica bem perto da linha do Equador. Isso significa que não há muita mudança de estações ao longo do ano, e a temperatura se mantém na maior parte do tempo. Tendo isso em consideração, o país é bem grande, e possui diferentes tipos de solos, de altitude, e tem parte da Cordilheira dos Andes cercando várias cidades. Sendo assim, as cidades são divididas em duas categorias: Terras Quentes e Terras Frias. Bogotá, por exemplo, é considerada Terra Fria, por estar no meio das montanhas (há uma altitude de 2.640m acima do nível do mar) e fazer frio praticamente todo dia. Por outro lado, Cartagena, que está ao nível do mar e fica na costa, é uma das regiões da Terra Quente, e faz MUITO calor. Muito mesmo rsrs
Apesar das altas temperaturas, a cidade é super turística por manter boa parte da arquitetura colonial do século XVI. Cartagena tinha uma importância bem estratégica durante as Grandes Navegações, e ainda existem dois fortes que foram utilizados como forma de proteção da cidade e, consequentemente, do país. Mas, deixando um pouco da história de lado, quero te mostrar a beleza local, e alguns motivos pelos quais Cartagena merece sua visita!
A arquitetura local é lindíssima!
Bom, Cartagena em si é uma região muito grande. A área em que estamos interessados é conhecida como a Cidade Murada, ou Centro Histórico de Cartagena. Além dessa área principal, também temos a ´parte moderna´, que é composta por prédios altos e mais desenvolvidos. Ficamos hospedados nesse bairro, chamado de Bocagrande, ao invés da cidade antiga. O motivo? Menos turistas por metro quadrado, e mais opções de hospedagens com bons preços.
De toda forma, caminhas pela velha Cartagena, te faz viajar no tempo. Ainda vemos vários turistas passeados em charretes, prédios com no máximo 3 andares, e vários restaurante aconchegantes e com comida local.
A comida é deliciosa
Uma das coisas que eu mais curti nessa viagem foi a gastronomia. Por ser uma região praiana, peixes e frutos do mar são o prato principal na maioria dos restaurantes. Você já provou Ceviche? É uma receita de peixe cru (pode ter camarão também) que são cozidos na acidez do suco de limão, com cebola roxa, leite de coco, entre outros ingredientes... eu AMO ceviche e é uma das receitas mais populares em Cartagena! Você encontra em qualquer restaurante - e até em barraquinhas nas ruas e nas praias (o que eu não aconselho, por razões sanitárias!)
Além do Ceviche, peixes em geral, mariscos, plátanos e muito coco (arroz de coco, limonada de coco...) são outros items muito populares na gastronomia colombiana - e eu AMO!
Muitas fotos lindas!
Seja na parte antiga ou na parte moderna, Cartagena nos prende pelas esquinas lindas que são super instagramáveis. Eu amo fotografia, e perdi um pouco o controle na hora de tirar foto, porque tudo chamava a minha atenção e eu ficava apenas deslumbrada - mesmo não sendo minha primeira vez por lá.
Como eu disse, a gente ficou hospedado na parte moderna. No início, eu queria muito ficar dentro da cidade murada, mas depois que nos instalamos no nosso Airbnb, eu fiquei muito satisfeita com a localização - e como o edifício. Nosso bairro era mais tranquilo, sem a muvuca de tantos turistas e vendedores de rua (que são a pior coisa de Cartagena). Além disso, no nosso prédio, tínhamos acesso a uma área de lazer completa e que valeu muito a pena no dia-a-dia.
Dei dicas mais detalhadas da hospedagem aqui e nos destaques.
Acostume-se a suar
Cartagena faz muito calor. muito calor mesmo. É como na Bahia, onde o clima te faz se sentir super preguiçoso porque a alta temperatura tira toda a energia do seu corpo. Mas, como atualmente eu moro em New Jersey, e em fevereiro estamos no meio do inverno e com muita neve, eu estava AMANDO essas altas temperaturas.
Me lembro de uma coisa que o Steven, meu marido, me disse uma vez quando ele tinha acabado de se mudar pro Brasil, para morar comigo, em meio ao verão: ´cheguei ao ponto em que eu apenas aceito que estou suando (e muito). Já não tento lutar contra isso, ou reclamar. Apenas faz um calor absurdo, e eu estou transpirando o tempo todo.´ Esse é o sentimento em Cartagena: falar que você está com calor é quase redundante, então melhor se acostumar com o clima e usar roupas leves e confortáveis.
No geral, eu sou suspeita para falar de Cartagena, porque por alguma razão ainda não específica, eu apenas amo essa cidade. Não tem nada de grandioso, ou mil coisas para fazer... mas eu apenas me sinto bem por lá. Sou amante da arquitetura, e caminhas por essas ruas tem um valor especial para mim.
Mas claro que há coisas que precisamos nos atentar antes de nos aventurarmos em uma cidade que não estamos habituados:
A prostituição é um tema alarmante na cidade. Apesar das autoridades manterem um olho bem atento à esse tipo de movimentação, infelizmente vemos vários ´cassais´ pela cidade;
Os táxis são extremamente insistentes: eles buzinam, e muito, nas ruas para todo mundo que eles acreditam ser turistas. Quase que tentando te convencer de que, sim, você precisa de uma corrida pra chegar no seu apartamento que está há 1 quarteirão. Apenas ignore-os.
Não, Cartagena não é perigosa. Pelo menos não em relação a mão armada. Mas fique sempre MUITO atento aos seus pertences, não ande com sua bolsa virada para trás, e evite se comportar como um típico turista: caminhar com o celular à mercê, enquanto você está distraído tirando foto de tudo.
Como eu disse, eu AMO Cartagena, e se você está planejando visitar essa charmosa cidade, não hesite em me mandar uma mensagem! Seria um prazer te dar maiores dicas da região, restaurantes, etc!
Espero que você tenha gostado das dicas.
Até o próximo post!